No próximo dia 5 de setembro, em comemoração ao Dia da Amazônia, Manaus receberá o Festival Grito Rua, no Formigueiro Skate Park, localizado no Parque da Juventude Ajuricaba, bairro São José Operário. O evento gratuito reunirá música, arte, esportes e atividades culturais como forma de celebrar a Amazônia e valorizar a cultura urbana.
Com entrada gratuita, o festival oferecerá uma programação diversa e acessível para toda a família, reunindo DJs, batalhas de rima, intervenções artísticas, campeonato de skate, feira criativa de empreendedores locais e espaço kids.
Mais do que entretenimento, o Grito Rua é um chamado à ocupação dos espaços públicos e à valorização da cultura urbana como instrumento de transformação social e ambiental. Realizado no Dia da Amazônia, o festival reforça a importância do bioma para o mundo, lembrando que os amazônidas celebram esta data com respeito, consciência ambiental e resistência cultural. A ocasião também é um convite à sociedade para refletir sobre seu papel no enfrentamento da crise climática.
O evento é uma iniciativa da Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM), organização da sociedade civil que desde 2013 fortalece a cultura urbana, o artivismo e a justiça social em Manaus. A realização conta com parceria do coletivo Orígenas e apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Sobre a AIHHUAM
A Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM) foi fundada por artistas da cultura Hip-Hop da Amazônia Urbana e atua no fomento à arte, ao empreendedorismo cultural e à formação de jovens, com foco em ações de impacto social, inclusão e fortalecimento das expressões da cultura urbana. Suas iniciativas conectam formação, criação e ocupação de espaços, sempre com protagonismo da periferia.
Fotos: Divulgação


