A Prefeitura de Manaus concluiu a formação de 10 novos guardas municipais que irão integrar a equipe do programa “Guardiã Maria da Penha”, voltado à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), e ocorreu no município de Iranduba.

Durante o curso, os guardas receberam treinamento específico sobre temas como a Lei Maria da Penha, escuta qualificada, atendimento humanizado, protocolos de segurança e atuação integrada com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O conteúdo teve a participação de policiais militares e servidores que atuam diretamente no acolhimento e proteção de vítimas.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação da Guarda Municipal de Manaus (GMM) e o fortalecimento das políticas públicas de combate à violência de gênero.

O programa “Guardiã Maria da Penha” tem como foco o monitoramento de medidas protetivas e o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. As equipes realizam visitas preventivas e acompanhamento periódico, em articulação com a rede de proteção, contribuindo para interromper o ciclo da violência doméstica.

Durante a cerimônia de formatura, o representante da Semseg, coronel Agnelo Lima Júnior, destacou o papel da Guarda Municipal no fortalecimento da segurança pública.

“Essa iniciativa aproxima a Guarda Municipal das famílias, atuando no acolhimento e na prevenção. Muitas mulheres sofrem violência de maridos, companheiros ou até mesmo filhos. Queremos oferecer segurança e encorajamento para que denunciem, mostrando que estaremos presentes não apenas quando acionados, mas com patrulhamento ativo nas ruas”, afirmou o coronel.

As denúncias de violência doméstica podem ser feitas anonimamente pelo número 153, da Guarda Municipal, e que o atendimento do programa “Guardiã Maria da Penha” está disponível para todas as mulheres que possuam medidas protetivas deferidas pela Justiça.

A formação dos novos agentes representa mais um passo no compromisso da administração municipal em oferecer segurança, acolhimento e dignidade às mulheres manauaras.

Foto: Altemar Alcântara/Semseg

Compartilhar

Comentários fechados.

Exit mobile version