O Boi-Bumbá Caprichoso recebeu nesse sábado (07), no Curral Zeca Xibelão, a visita do coordenador do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Amazonas, Ruan Octávio, que cumpre agenda institucional em Parintins. A visita teve como objetivo conhecer de perto a estrutura, a dinâmica de produção artística e o trabalho desenvolvido pelos segmentos do bumbá.
O coordenador percorreu os espaços do curral, acompanhou atividades da Escolinha de Arte e observou a preparação dos grupos que compõem o espetáculo apresentado no Festival de Parintins.
Ruan Octávio destacou a força cultural do município e a preservação das tradições.
“Visitar Parintins, pra mim, sempre é motivo de muita alegria e emoção. Primeiro, porque é uma cidade muito acolhedora. Segundo, porque é uma cidade que respira cultura. Eu tenho dito em eventos nacionais que Parintins é a capital brasileira da cultura. Todo mundo aqui é artista ou quer ser artista. Ver os grupos, os bois, o Caprichoso articulado com uma escolinha e mantendo essa tradição é revigorante. A gente volta para Manaus recarregado, sabendo que a tradição ancestral artística de Parintins está preservada”, afirmou.
O presidente do Conselho de Arte do Caprichoso, Ericky Nakanome, ressaltou que a presença do Ministério da Cultura representa reconhecimento institucional e reforça a importância das políticas públicas de incentivo cultural para a realização do Festival Folclórico e das ações sociais do bumbá.
“Uma alegria receber aqui, na escolinha e no nosso curral, o representante do Ministério da Cultura no Amazonas. É importante lembrar que o Caprichoso, assim como o boi contrário, depende de leis de incentivo, como a Lei Rouanet, que fomentam e injetam recursos no Festival, tanto no aspecto de arena quanto no social. Não é apenas cumprir protocolo, mas receber com carinho e gratidão quem ajuda a fortalecer a festa de Parintins e o Boi-Bumbá Caprichoso”, disse.
A visita reforça o diálogo entre o poder público federal e as instituições culturais locais e evidencia o papel do Boi Caprichoso na preservação e formação cultural em Parintins durante todo o ano.
Fotos: Sanler Cardoso


