A Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash Corp (NYSE American: GRO), anunciou a doação de 10 mil mudas frutíferas e florestais à Prefeitura de Autazes. As plantas foram produzidas no viveiro da empresa, localizado na Vila de Urucurituba, e integram o conjunto de iniciativas sociais e ambientais desenvolvidas no município.
Do total doado, 9 mil mudas serão destinadas ao Projeto Planta Autazes, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). A ação contribuirá para programas de arborização urbana, recuperação de áreas verdes e restauração ambiental, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Colocar a comunidade no centro das nossas decisões sempre foi uma prioridade. As mudas que estamos doando fortalecem ações de recuperação ambiental e contribuem para um futuro mais seguro e sustentável para as famílias do município. Nosso compromisso como empresa cidadã é apoiar iniciativas que fazem diferença no dia a dia de Autazes”, destacou o presidente da Potássio do Brasil, Raphael Bloise.
A parceria reforça o trabalho contínuo entre a empresa e a administração municipal, ampliando iniciativas de educação ambiental, valorização da biodiversidade e incentivo à participação da população em ações sustentáveis.
As outras mil mudas serão distribuídas durante a XXIV Feira Agropecuária e a XXV Festa do Leite de Autazes, de 26 a 29 de novembro, no Parque de Exposições Jair de Menezes Tupinambá. A entrega direta à comunidade busca aproximar o projeto das famílias e estimular a adoção do plantio em áreas residenciais e propriedades rurais.
Projeto em andamento
O Projeto Potássio Autazes segue em fase de implantação, cumprindo as etapas previstas na Licença de Instalação (LI) emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Atualmente, estão em execução atividades como monitoramento e prospecção arqueológica, resgate de fauna e limpeza de área, que antecedem as fases de terraplanagem e obras civis.
Localizado na região da Vila de Urucurituba, o empreendimento reúne a construção da mina, da usina de beneficiamento e de um porto fluvial, que será responsável pelo escoamento da produção de potássio pelo rio Madeira.


