A Prefeitura de Manaus deu início, na tarde deste sábado (27/06), à operação de carregamento dos caminhões do Exército Brasileiro que transportarão alimentos, água, medicamentos e outros insumos destinados às vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela.
A ação foi determinada pelo prefeito Renato Junior e mobilizou equipes de diferentes secretarias municipais para organizar a logística da ajuda humanitária. O carregamento acontece no almoxarifado da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), no bairro Petrópolis, zona Sul da capital.
Os caminhões seguirão por via terrestre até Pacaraima, em Roraima, cidade localizada na fronteira com a Venezuela. A partir de lá, os donativos serão encaminhados às áreas afetadas pelo desastre.
Nesta primeira etapa da operação, estão sendo enviados 10 mil cestas básicas, 10 mil litros de água potável, 560 colchões, 300 kits de higiene pessoal e mais de 5.500 unidades de produtos de limpeza. A remessa também inclui medicamentos essenciais, como antibióticos, analgésicos e soro fisiológico, que deverão reforçar o atendimento nas unidades de saúde venezuelanas.
De acordo com a Prefeitura, a operação conta com a parceria do Exército Brasileiro, responsável pelo transporte da carga, além do apoio da Casa Civil da Presidência da República, do Comando Militar da Amazônia (CMA) e da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.
Enquanto a remessa segue para o país vizinho, a campanha de arrecadação continua aberta em Manaus. A população pode contribuir com alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e materiais de limpeza, que estão sendo recebidos no almoxarifado da Semasc, no bairro Petrópolis, para reforçar as próximas etapas da ajuda humanitária.


