Evento marcou a abertura dos Seminários Metodológicos em Direito, realizados em parceria com a UFMG, TCE-AM, DPE-AM e PGE-AM.
O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, apresentou nesta quarta-feira (27/8), em aula magna, um panorama do curso de Direito da instituição e ressaltou as iniciativas de incentivo à pesquisa científica na área jurídica. O evento integrou a programação dos “Seminários Metodológicos em Direito: perspectivas plurais sobre a pesquisa jurídica”, realizado na Escola de Direito (ED/UEA), no Centro de Manaus.
O seminário é uma atividade da disciplina Seminários Metodológicos do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/UFMG), em parceria com a UEA, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) e a Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE/AM).
Segundo o reitor, a iniciativa reforça a missão da universidade de formar profissionais altamente qualificados e comprometidos com a sociedade.
“É uma parceria que se consolida para a formação em alto nível de profissionais que vão atuar na área jurídica em todos os órgãos. É um curso importante para a nossa região e para o desenvolvimento da pesquisa científica na área do Direito, para que tenhamos sempre profissionais de alta qualidade em todos os órgãos públicos do estado do Amazonas, para prestar serviços de melhor qualidade à nossa população”, destacou Zogahib.
Avanços do curso e da pesquisa
Desde a criação do curso de Direito, em 2001, mais de 1,4 mil alunos já se formaram pela UEA, tanto na capital quanto no interior do estado. Na formação de recursos humanos qualificados, o destaque é para o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental, que já titulou 370 mestres e atualmente oferta edital para doutorado.
O reitor ressaltou ainda o incentivo à iniciação científica entre os discentes, com destaque para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do CNPq, e o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), da Fapeam. Outro ponto relevante é a qualificação do corpo docente da Escola de Direito, majoritariamente formado por mestres e doutores.
“Os dados mostram que a área está em ascensão. Temos mais cursos de mestrado e doutorado no país, mais grupos de pesquisa. No Amazonas, já desenvolvemos pesquisas de alta qualidade, com relevância nacional e internacional”, afirmou o reitor da UEA.
Seminários Metodológicos
O evento prossegue até o dia 29 de agosto, com o objetivo de estimular o debate crítico sobre metodologias de pesquisa aplicadas ao Direito, superando perspectivas tradicionais e promovendo o diálogo entre diferentes matrizes epistemológicas.
A programação conta com mesas temáticas e sessões de debate conduzidas por docentes da UEA, UFMG e Universidade Federal de Goiás (UFG), com foco na qualificação dos projetos de pesquisa dos discentes. O público-alvo são alunos do Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da UEA e das especializações em Direito ofertadas pela Escola de Direito.
Fotos: Divulgação


