A capital amazonense sediou, nesta quarta-feira (13/8), a 1ª Conferência de Inovação em Segurança Pública do Amazonas, iniciativa promovida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O evento, que integra a programação da ExpoSeg Amazônia: Semana de Segurança Pública 2025, foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques e reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater soluções tecnológicas para os desafios da segurança na região.
Com foco na integração entre ciência, tecnologia e prática operacional, a conferência atraiu pesquisadores, desenvolvedores, profissionais da segurança pública, acadêmicos e representantes de instituições governamentais, com o objetivo de discutir projetos e iniciativas inovadoras que possam fortalecer a atuação das forças de segurança no Amazonas.
“A gente, com todo esse ambiente, consegue criar soluções customizadas para os nossos desafios”, afirmou o pró-reitor de Administração da UEA, professor Dr. Nilson José Oliveira, que representou o reitor da universidade, Dr. André Zogahib, na abertura do evento.
Já o secretário da SSP-AM, coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, ressaltou a importância da aproximação entre o setor acadêmico e os profissionais da linha de frente da segurança pública.
“Estamos colocando no mesmo ambiente quem tem interesse em melhorar a segurança pública do país, unindo o mundo acadêmico a quem vive essa realidade. É a primeira vez que isso acontece no Brasil”, destacou.
A conferência também contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Mario Sarrubbo, que elogiou a iniciativa.
“É uma oportunidade de integração, aprendizado e aperfeiçoamento. Podemos, juntos, construir um Brasil melhor, começando por esse estado estratégico que é o Amazonas”, afirmou.
Durante o evento, foi assinado o Termo de Adesão entre o Estado do Amazonas e o Governo Federal a dois projetos do MJSP: “Uso da Força” e “Escuta Susp”, este último voltado ao cuidado com a saúde mental dos servidores da segurança pública.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, também esteve presente e reforçou o compromisso da corporação com a capacitação e valorização dos policiais.
“Estamos investindo em tecnologia e formação, mas o mais importante é o aprimoramento técnico e profissional que buscamos constantemente para oferecer um serviço melhor à sociedade”, disse.
A conferência também foi uma oportunidade para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UEA. Para o policial militar Délio da Silva, que é estudante do curso, o evento proporcionou um rico intercâmbio de conhecimento.
“Estamos adquirindo know-how, networking e trocando experiências com profissionais de diversas regiões. A conferência traz o que há de mais moderno em segurança pública”, comentou.
A 1ª Conferência de Inovação em Segurança Pública do Amazonas reforça o papel estratégico do estado na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da segurança pública na Amazônia, ao integrar ciência, tecnologia e ação governamental em prol de uma sociedade mais segura.
Foto: Débora Ferreira/ Ascom UEA


