O Teatro da Instalação recebe, no dia 31 de julho, às 19h, o espetáculo gratuito de dança “Ruína”, da Cia Fragmento de Rua. A montagem propõe uma reflexão profunda sobre as queimadas na Amazônia e a força da natureza diante da destruição ambiental, usando o corpo como linguagem de denúncia e resistência.
Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o espetáculo marca o início de uma nova fase da companhia e tem apoio da Manauscult e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Ruína” celebra a arte como ferramenta de transformação social e convoca o público a pensar sobre o futuro do bioma amazônico.
Inspirada na devastação provocada pelo fogo, a obra exalta a urgência da preservação ambiental e reforça o papel da dança como canal de diálogo e provocação. Segundo o coreógrafo Vanderlan Soares, essa nova montagem tem sido intensa e desafiadora, com ensaios iniciados em abril, retomados no fim de junho com uma nova formação de intérpretes.
“Esta etapa tem sido tão intensa quanto a primeira montagem, em 2019. A diferença é que agora temos outros corpos em cena e minha experiência como coreógrafo amadureceu muito”, afirma Soares.
Com movimentos que emocionam e provocam, “Ruína” promete ser uma experiência impactante e necessária, que utiliza a arte para questionar e despertar consciência sobre a destruição da floresta.
Foto: Divulgação