Um pedaço da Amazônia no coração de São Paulo. É assim que São Bernardo do Campo homenageia a capital amazonense no Parque Temático Cidade da Criança, que ganhou réplicas de pontos icônicos de Manaus, em uma iniciativa que celebra a diversidade cultural brasileira e aproxima Norte e Sudeste de forma lúdica e educativa.
Localizado às margens da Rodovia Anchieta, o parque passou por uma ampla revitalização entre 2024 e 2025, com apoio do Conselho Municipal de Turismo e recursos do Governo do Estado de São Paulo. O resultado é um circuito temático que resgata a grandiosidade arquitetônica e histórica de Manaus, em especial do período áureo da borracha.
Entre as atrações, destaque para a imponente réplica do Teatro Amazonas, com capacidade para 87 pessoas, palco funcional e todos os elementos que remetem ao charme do teatro original, das escadarias aos camarins e à icônica cúpula colorida. O Mercado Adolpho Lisboa e a Catedral Metropolitana de Manaus também estão representados com riqueza de detalhes, incluindo suas fachadas e paisagismo característico.
Ponte entre Culturas
O chamado Circuito Amazônico, localizado na àrea verde do Parque vai além da arquitetura. O espaço recria o famoso Encontro das águas dos rios Negro e Solimões e até o lendário restaurante manauara ‘Chapéu de Palha’, hoje já não inexistente na capital original, mas preservado na memória afetiva do público que agora pode visitá-lo em solo paulista.
Com essas réplicas, o Parque Cidade da Criança se transforma em uma verdadeira ponte simbólica entre as culturas amazônica e paulista, um convite à descoberta, ao turismo cultural e à valorização da diversidade regional do Brasil.
Diversão com identidade
Ao todo, o parque reúne mais de 35 atrações, incluindo teleférico, brinquedos educativos e interativos, fazendinha, áreas de descanso e alimentação. Pensado especialmente para o público infantil, com foco em crianças de até 14 anos, o espaço oferece diversão aliada a conhecimento, tornando-se destino ideal para famílias e escolas.
Aberto de quinta a domingo e feridos, das 9h às 17h, o parque não apenas diverte, mas também educa, ao apresentar aos visitantes um pouco da alma amazônica em pleno ABC Paulista. A”Manaus em miniatura” é hoje uma das atrações mais simbólicas e afetivas do parque, e reforça o compromisso de São Bernardo com o turismo temático, cultural e sustentável.
Foto: Joaquim Alessi/Ascom Prefeitura São Bernardo do Campo