Manaus deu um importante passo para fortalecer o atendimento pré-hospitalar nesta terça-feira (12), com a entrega de cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia, realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com a presença do prefeito David Almeida, da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e da diretora da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária, Elen Assunção.
As novas viaturas, parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde do Governo Federal, estão prontas para uso imediato. São quatro Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) — esta última equipada como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, destinada a atendimentos de alta complexidade.
Na ocasião, o prefeito David Almeida também entregou simbolicamente o Selo Diamante do programa EMS Angels Awards, que reconhece a excelência do Samu no atendimento a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Manaus é uma das únicas três cidades brasileiras ao lado de Curitiba e Sapucaia do Sul (RS) a conquistar seis premiações internacionais consecutivas.
“Manaus tem um dos melhores serviços de pronto atendimento em casos de AVC do país. Este é um serviço tripartite, com apoio federal, estadual e municipal, que custa cerca de R$ 90 milhões por ano, com R$ 15 milhões repassados pelo Governo Federal. Mesmo com as dificuldades, garantimos condições para que nossos profissionais possam salvar vidas”, destacou o prefeito.
Com as novas ambulâncias, a frota do Samu Manaus passa a contar com: 38 Unidades de Suporte Básico (USB), 8 Unidades de Suporte Avançado (USA), 16 motolâncias, 2 ambulancha, totalizando 64 veículos, que operam em bases terrestres e fluviais.
A secretária Shádia Fraxe ressaltou a importância do serviço: “O Samu funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, inclusive em feriados. Embora cinco veículos pareçam poucos, o impacto no atendimento é imediato e significativo”.
Segundo Elen Assunção, diretora da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária, o reforço nas ambulâncias irá otimizar os tempos de resposta. “Atendemos em média 60 acidentes de trânsito durante a semana e 75 nos finais de semana. Com este aumento, reduziremos o tempo de chegada ao paciente, que atualmente é de 10 a 15 minutos, utilizando nossas dez bases descentralizadas e a base fluvial”, explicou.
Foto:Dhyeizo Lemos/Semcom

