A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou o adiamento da nova regra que tornaria obrigatória a entrevista presencial para solicitantes de visto americano com menos de 14 anos e mais de 79 anos. A mudança, que estava prevista para começar a valer no dia 2 de setembro de 2025, foi suspensa por tempo indeterminado.
Segundo comunicado oficial, o Departamento de Estado dos EUA decidiu postergar a implementação da nova medida até que sejam definidos os detalhes operacionais. Com isso, permanece em vigor a regra atual: pessoas nas faixas etárias mencionadas continuam isentas da entrevista presencial, salvo em casos específicos.
O que muda com o adiamento?
Na prática, os solicitantes brasileiros de visto americano como o de turismo (B1/B2) com menos de 14 anos ou mais de 79 anos seguem podendo solicitar o documento sem a necessidade de entrevista, desde que não haja outros impedimentos no processo.
A regra atual continuará válida até que o governo norte-americano defina nova data e formato para implementação das mudanças.
O que previa a regra adiada?
A alteração, anunciada no site oficial do Departamento de Estado dos EUA em julho, afetaria todos os países que exigem visto para entrada nos Estados Unidos, incluindo o Brasil. A obrigatoriedade da entrevista para essas faixas etárias gerou repercussão por tornar o processo mais demorado e burocrático para famílias e idosos.
Mesmo com a futura implementação da nova regra, o governo dos EUA informou que manterá algumas exceções:
Solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais
Candidatos aos vistos: A-1, A-2, C-3 (exceto empregados domésticos), G-1, G-2, G-3, G-4, NATO-1 a NATO-6 ou TECRO E-1
Pessoas que vão renovar um visto B-1, B-2 ou B-1/B-2 que:
ainda está válido ou expirou há menos de 12 meses
foi emitido quando o solicitante tinha pelo menos 18 anos
será solicitado no país de nacionalidade ou residência
nunca teve visto recusado (ou teve a recusa superada/dispensada)
não tem inelegibilidade aparente ou potencial
Importante: Mesmo dentro dessas exceções, a entrevista presencial ainda pode ser solicitada a critério da embaixada ou consulado, caso o perfil do solicitante exija avaliação adicional.
Foto: reprodução internet