O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu nesta sexta-feira (19/09) uma série de ações educativas em 15 escolas públicas do município de Eirunepé (a 1.160 km de Manaus). As atividades, que ocorreram entre os dias 15 e 19 de setembro, levaram palestras e orientações ambientais para mais de 4 mil alunos do ensino Fundamental 2 e Médio, com foco na prevenção às queimadas e ao desmatamento ilegal.
As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Coordenação Regional da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, reforçando a integração entre estado e município na promoção da educação ambiental.
Durante as palestras, os estudantes receberam informações sobre os impactos das queimadas na saúde pública e no clima, além de aprenderem sobre alternativas sustentáveis de uso do solo e a importância da conservação da floresta amazônica.“Essas ações educativas são fundamentais para despertar nos alunos a consciência ambiental e o entendimento de que o futuro depende do cuidado que temos hoje com a natureza”, destacou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.
A gerente de Educação Ambiental do Instituto, Therezinha Melo, ressaltou o papel preventivo da iniciativa. “Estamos levando informação diretamente às escolas e comunidades. A consciência ambiental existe, mas é preciso sensibilizar ainda mais, principalmente neste período de estiagem, quando os efeitos das queimadas são mais severos”, explicou.
As ações educativas foram realizadas em unidades estaduais como o CETI Professora Neuza Alves Barroso e as escolas João Conrado, Dom Bosco, Eurico Gaspar Dutra e Nossa Senhora das Dores. Também participaram escolas municipais como Expedito Barroso de Alencar, Almeron Caminha, Senador Fábio Lucena, Armando Mendes, entre outras. “Os alunos têm um papel fundamental como multiplicadores dessa mensagem em suas comunidades”, reforçou o técnico ambiental Gilmar Ribeiro. “O futuro do nosso estado dependerá muito da juventude que hoje se prepara nas salas de aula.”
Segundo o monitoramento ambiental realizado pelo Ipaam, com base nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de calor em Eirunepé caíram de 217 em 2024 para apenas 17 em 2025 (até setembro), o que representa uma redução expressiva e um indicativo positivo da eficácia das ações preventivas.
Os dados de desmatamento e queimadas são acompanhados por meio do sistema Deter e do Programa de Queimadas (BD Queimadas), e servem de base para as estratégias de combate aos crimes ambientais na região.
Denúncias
O Ipaam reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental (GEFA): (92) 98557-9454. A atuação da fiscalização segue intensificada em todo o estado, com o objetivo de coibir práticas ilegais e proteger os recursos naturais.
Foto: Divulgação Ipaam