Divulgar e promover a indústria da panificação. Este é o principal objetivo da Feira Internacional da Panificação da Amazônia (FIPA) , que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2025, com entrada gratuita, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques. A expectativa do evento é receber mais de 20 mil pessoas, com a exposição de 74 stands, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).
A programação conta com os chefs da área da panificação e confeitaria local, nacional e até internacional, como o renomado Chef Manuel Flecha, da Espanha. Entre os chefs nacionais, os destaque são o premiado Chef Rogério Shimura (SP), o brilhante Chef Márcio Carcaça (SP), o famoso Chef Ronaldo Ayres, o Senhor Pizza, que comanda a concorrida Copa Brasileira das Pizzas que acontece na Fispal, anualmente em São Paulo, o experiente Chef Maurício Matias (CE), o conceituado e prestigiado Chef William Peron (SP), e também o Chef Walberto Cruz (CE), dentre outros grandes e destacados nomes do universo panaderil. Além deles, estarão compondo a Arena Panificação os chefs padeiros e confeiteiros locais, Clau Meireles, Bruno Miller e Jerry Matos.
Uma das grandes novidades trazidas pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam), é o seminário ABIP pelo Brasil, que já vem acontecendo em várias cidades por todo o país. Esse projeto acontecerá no segundo dia do evento, de forma estratégica, e que contará a presença, pela 1ª vez em Manaus, do presidente da ABIP- Associação Brasileira da Indústria da Panificação, Paulo Meneguelli. Outro espaço que será muito prestigiado é a Arena confeitaria “Meu Bolo Perfeito”. Meu Bolo Perfeito é um evento já conhecido em Manaus, sob o comando da empresária Gerinha Moura, da Panadero Brasil, um projeto que envolve a produção de bolos artísticos com médias e pequenas empreendedoras, e será realizada uma edição extraordinária na FIPA.
“Panificação da Amazônia” que intitula a feira foi pensada de forma estratégica para trazer para o Amazonas a responsabilidade de reconhecer a valorização do setor, posto que é visto como uma mini zona franca panaderil, pois emprega muito. São mais de três mil padarias que empregam cerca de mais de 12 mil pessoas de forma direta, cenário que também abriu espaço para as confeitarias, cafés regionais, pizzarias, cafeterias que também fazem parte do Sindpam.
A Presidente Zeina Russo, primeira mulher a ocupar o cargo no sindicato, em mais de 60 anos de existência da entidade, além de renovar e atualizar toda a estrutura de trabalho do Sindpam, traz essa proposta de explorar projetos e eventos, criando vitrines para que a população possa conhecer os serviços oferecidos pela panificação e confeitaria do Amazonas.

“A Fipa será um grande marco para nosso setor panaderil, anos de trabalho de grandes profissionais que merecem ser apresentados e conhecidos por todos e nos dias 16 a 18 de outubro será a oportunidade de apresentar o show da panificação amazonense para todos os visitantes de nossa feira”, afirma Russo.
Vale destacar que a panificação no Brasil e no Amazonas tem apresentado um crescimento robusto, impulsionado pelo aumento no faturamento e na abertura de novos estabelecimentos, e o Amazonas acompanha bem essa tendência de forma positiva. No estado houve um aumento de mais de 8,2% na abertura de novas empresas do ramo e o faturamento do setor alcançou R$153,3 bilhões em 2024, o que demostra uma grande expansão no mercado local, conforme os dados compartilhados pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP). O faturamento do setor da panificação teve um crescimento de 10% em comparação ao ano anterior, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal) e (ABIP).
Cerca de 130 novas padarias são abertas, por dia, em todo o Brasil. Esse é um bom sinal de que o setor é visto como um ambiente promissor para novos empreendedores, sem contar o grande número de empregos gerados, de forma direta e indireta, com as padarias sendo responsáveis por mais de 1 milhão de postos de trabalho diretos, só em 2024.
Para participar da FIPA, evento é gratuito e aberto ao público, mas as inscrições já estão
acontecendo, basta acessar o link que está na bio do instagram @sindpam.am ou https://forms.gle/Fy2K6QZqTRHGPfAD9
Fotos: Divulgação

