A poetisa Aldair Serra lança, na próxima quinta-feira (11/12), o livro Maués em Prosas e Versos, obra que celebra a memória e as tradições da cidade de Maués. O evento será realizado às 17h30, no Salão Verde da Livraria Valer Teatro, no Centro de Manaus.

Produzido ao longo de décadas, o livro reúne 84 poemas inspirados na poesia popular e na força da oralidade amazônica. A publicação, dividida em sete partes temáticas, aborda lembranças pessoais, práticas culturais, manifestações religiosas, saberes da etnia Sateré-Mawé, referências do cotidiano amazônico e homenagens a personagens marcantes da trajetória da autora. A obra inclui ainda um glossário com termos regionais.

Com predominância de quadras e sextilhas, Aldair Serra imprime ritmo característico da poesia tradicional, reforçando o caráter comunitário e declamatório de seus textos. Para a coordenadora editorial da Valer, a obra tem importância especial por transformar “uma cidade do interior do Amazonas em versos” e fortalecer o sentimento de pertencimento amazônico.

Sobre a autora

Maria Aldair de Almeida Serra nasceu em 1944, em Cuiabá, e viveu entre o Ceará e o Amazonas até se estabelecer em Maués, cidade que inspira a maior parte de sua produção literária. Autodidata, construiu-se poetisa a partir da memória oral, declamando seus versos em eventos culturais, religiosos e comunitários. Em 2022, passou a ocupar a Cadeira nº 25 da Academia de Letras de Maués (Alma), em reconhecimento à sua contribuição para a cultura local.

Serviço:

•⁠ ⁠Lançamento do livro ‘Maués em Prosas e Versos’
•⁠ ⁠Data: quinta-feira, 11 de dezembro
•⁠ ⁠Horário: 17h30
•⁠ ⁠Local: Salão Verde — Valer Teatro

Compartilhar

Comentários fechados.

Exit mobile version