Cumprindo o dever constitucional, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abriu, nesta terça-feira (03/02), o ano legislativo de 2026, em sessão solene conduzida pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB).
Durante a cerimônia, o governador Wilson Lima (UB) fez a leitura da Mensagem Governamental, na qual apresentou um balanço das ações do Executivo e as prioridades da gestão para o novo ano, reforçando a agenda de continuidade administrativa.
Em seu discurso, Roberto Cidade destacou a importância da relação institucional entre Legislativo e Executivo para a viabilização de políticas públicas e aprovação de projetos considerados estratégicos para o Estado. Segundo ele, a atuação conjunta dos poderes tem sido determinante para avanços em áreas sensíveis.
O presidente da Aleam ressaltou que matérias analisadas pela Casa contribuíram para ações nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança e social, e afirmou que 2026 exigirá diálogo político e responsabilidade institucional para atender às demandas da população amazonense.
Na mensagem ao Parlamento, Wilson Lima elencou programas sociais e estruturantes da gestão, como o Auxílio Estadual Permanente, o Prato Cheio, o IPVA Social e a CNH Social, além de investimentos em habitação, saneamento, setor primário, educação, ciência e inovação.
O governador também destacou entregas e projetos na área da saúde, como a reorganização da rede hospitalar, a expansão de polos de alta complexidade no interior, a implantação do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), unidades do CAIC TEA e a institucionalização do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).
Ao agradecer o apoio do Legislativo, Wilson Lima afirmou que a harmonia entre os poderes foi decisiva para a execução das políticas públicas e sinalizou a continuidade da parceria em 2026, com foco na ampliação de atendimentos em saúde e no reforço da segurança pública.
A solenidade reuniu deputados estaduais, o vice-governador Tadeu de Souza, secretários de Estado, prefeitos, autoridades civis e militares, além de representantes de órgãos de controle.
Retorno das sessões
Ao final da sessão solene, Roberto Cidade convocou os parlamentares para a primeira sessão plenária ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, marcada para esta quarta-feira (04/02).


