O talento e a solidariedade se entrelaçam mais uma vez no 29º Salão das Bordadeiras de Maria, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, em Manaus. O evento beneficente reúne peças artesanais confeccionadas por um grupo de mulheres católicas, que há quase três décadas transformam linhas e tecidos em gestos de amor e esperança.
Criado na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, o grupo começou com dez senhoras que se dedicavam a bordar enxovais de bebê para doação. Com o tempo, o trabalho cresceu e se consolidou como uma ação solidária de referência na capital. Hoje, além dos enxovais, as Bordadeiras produzem toalhas de banho, toalhas de mesa, artigos religiosos e natalinos, vendidos no salão beneficente cuja renda é totalmente revertida para a compra de enxovais destinados a mães carentes atendidas em maternidades públicas. “Tudo é feito de forma voluntária. A produção acontece praticamente o ano todo e se intensifica com a proximidade do bazar. A solidariedade é de todas as nossas famílias — inclusive com apoio financeiro”, contou Lúcia Elena Melo Tavares, professora aposentada e integrante do grupo há dez anos.
Neste ano, o evento homenageia Nossa Senhora de Guadalupe e contará com um espaço ampliado de artesanato e itens natalinos. Segundo as organizadoras, o salão é também um momento de partilha e celebração da fé. “É uma realização muito grande participar e sentir a emoção das mães que recebem o enxoval, que vem completo, com mais de 50 itens”, disse Lúcia.
Os convites solidários custam R$ 30 e podem ser adquiridos com as integrantes do grupo. O valor ajuda a cobrir despesas do evento e contribui para manter o Banco de Enxovais, iniciativa mantida pelas próprias Bordadeiras de Maria.
Serviço
Evento: 29º Salão das Bordadeiras de Maria
Local: Salão Rio Solimões (Anexo ao Palácio Rio Negro – Av. Sete de Setembro, 1058, Centro)
Datas: 7 de novembro (9h às 18h) e 8 de novembro (9h às 16h)
Convite solidário: R$ 30
Mais informações: (92) 99259-6546

