O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) lançou nesta terça-feira (16) o edital de seu novo processo seletivo para cursos técnicos e especializações técnicas presenciais. Ao todo, serão disponibilizadas 5.726 vagas para Manaus e o interior do estado, com inscrições abertas a partir do dia 25 de setembro.
A grande novidade desta edição é o lançamento do primeiro curso técnico em nível médio de Inteligência Artificial ofertado pelo Cetam, com turmas nos municípios de Manaus, Maués, Parintins e Tabatinga.
Das 5.726 vagas disponíveis: 1.345 são para a capital, Manaus; 4.381 são para municípios do interior do Amazonas.Os cursos abrangem áreas diversas e são voltados tanto à formação técnica inicial quanto à especialização de profissionais já capacitados.
Pela primeira vez, o Cetam oferece o curso técnico de Inteligência Artificial, marcando um avanço na formação de profissionais voltados à área de tecnologia de ponta. A iniciativa busca alinhar o estado às novas demandas do mercado de trabalho digital e preparar jovens e adultos para atuarem em setores estratégicos da economia.
As inscrições serão feitas exclusivamente on-line, por meio do site da Comissão Permanente de Concursos (Copec): concursoscopec.com.br
Período de inscrição
Início: 25 de setembro, às 10h
Encerramento: 9 de outubro, às 16h (horário de Manaus)
Processo seletivo
A seleção será realizada por meio de prova objetiva, baseada no conteúdo do Ensino Médio, e está marcada para o dia 13 de novembro de 2025.
Requisitos para participar
Ter concluído o Ensino Médio, Ter idade mínima de 18 anos, Candidatos indígenas devem apresentar declaração específica, Para cursos de especialização técnica, é exigido certificado de curso técnico na área relacionada
Com o lançamento do curso de Inteligência Artificial e a oferta de milhares de vagas em todo o estado, o Cetam reforça seu compromisso com a democratização do acesso à educação técnica gratuita e de qualidade, promovendo inclusão social e preparando o Amazonas para os desafios da inovação e do desenvolvimento tecnológico.
Fotos: Cleudilon Silveira/Cetam