A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que estava programada para encerrar na sexta-feira (21/11), terá suas atividades prolongadas até domingo, 23 de novembro. A decisão foi anunciada pela mesa diretora do evento, em razão da necessidade de ampliar o tempo de negociações entre os países signatários.
Com a mudança, os debates e reuniões seguirão em ritmo intenso até o final da semana, e o sistema oficial de transporte da conferência continuará operando 24 horas por dia até o encerramento, de forma gratuita aos delegados e participantes.
Para garantir a locomoção dos representantes durante os dias estendidos, a logística também sofreu ajustes. A partir dessa terça-feira (18/11) até o domingo (23/11), os ônibus funcionarão com intervalos a cada 6 minutos nos horários de maior movimento, entre 18h e 20h. Já durante as negociações noturnas, a frequência será de 30 minutos, das 20h até 6h da manhã seguinte.
A prorrogação reforça o clima de urgência e a necessidade de avanços nas discussões ambientais, em meio a uma edição marcada por anúncios importantes e decisões que impactam diretamente a Amazônia e outros biomas globais.
Com isso, a COP-30 segue buscando consensos e novas propostas para acelerar ações internacionais de combate às mudanças climáticas, adaptação e proteção ambiental.

