O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou uma vistoria nas obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Professor Waldir Garcia, localizada na comunidade Pico das Águas, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul da capital. A unidade é reconhecida como uma das mais inovadoras e bem avaliadas da rede pública municipal e ocupa a terceira melhor posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Manaus.
“Essa escola estava há 21 anos sem receber uma reestruturação. Estamos trabalhando até no domingo para entregar essa obra o mais rápido possível. A Waldir Garcia tem a terceira melhor nota da cidade no Ideb, por isso merece essa ampliação, para que possamos melhorar ainda mais nossos índices educacionais. A Prefeitura de Manaus é assim: nem no domingo o trabalho para”, destacou o prefeito durante a visita.
A escola, referência em educação integral e acolhimento multicultural, é a única da região Norte certificada como “Escola Transformadora” pela rede Ashoka/Instituto Alana. Com nota 7,4 no Ideb (anos iniciais), a unidade possui índice zero de evasão escolar e já foi premiada por projetos voltados à sustentabilidade, alimentação saudável e protagonismo estudantil.
Acompanhado do subsecretário de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Radyr Júnior, o prefeito conferiu de perto o andamento das obras, que ocorrem inclusive à noite e nos fins de semana, sem interromper as aulas. A previsão de entrega é para o início de setembro.
“A escola Waldir Garcia esperou duas décadas para receber essa intervenção. Vamos entregar tudo novo: infraestrutura, ambientes, mobiliário. É uma escola com resultados excelentes no Ideb e nas provas do Saeb. Este ano teremos uma nova edição da avaliação, e por isso criamos um cronograma especial que respeita o calendário pedagógico. A previsão é de reformar, ampliar e construir mais de 3 mil metros quadrados”, explicou Radyr.
A nova estrutura incluirá salas ampliadas, ambientes pedagógicos modernizados, além de melhorias em acessibilidade e climatização. A obra integra a estratégia da gestão David Almeida de investir fortemente em infraestrutura escolar para garantir qualidade no ensino público, especialmente nas unidades que já se destacam por seu desempenho.
Foto: Matheus Dias/Semcom