Manaus recebeu, nesta quarta-feira (1º), a segunda edição do Programa TEAtivo, com atividades esportivas adaptadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de um curso de formação voltado para profissionais de educação física da Região Norte.
O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve presente na capital amazonense para acompanhar a abertura das atividades. Também participaram o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Augusto Lima, e a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Gomes Neves de Carvalho.
A etapa de Manaus ofertou 120 vagas nas modalidades de atletismo, capoeira, futsal e natação, com atividades realizadas na sede da Apae Manaus. As inscrições ocorreram até o dia 30 de setembro e contemplaram crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com TEA.
Formação para educadores da Região Norte
Paralelamente, nos dias 1º e 2 de outubro, a cidade sedia o Curso de Capacitação para Formação dos Professores do TEAtivo Norte, reunindo 35 profissionais de educação física das sete capitais da região. O objetivo foi prepará-los para atuar com práticas esportivas adaptadas como instrumento de desenvolvimento e inclusão social.
A iniciativa é promovida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), em parceria com o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto, e contou com apoio do Itaú.
Foto: Ronaldo Caldas/MEsp