Manaus consolidou-se entre as capitais com a administração pública mais eficiente do país, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2025, com base nos dados de 2024. A capital amazonense alcançou a 6ª posição no ranking geral nacional, com nota 0,9129, em uma escala de 0 a 1, e manteve o selo de “Gestão de Excelência”, concedido às cidades com pontuação acima de 0,8.
O levantamento, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), avalia anualmente a qualidade da gestão fiscal das prefeituras brasileiras, medindo a capacidade de arrecadação, investimento e controle de despesas.
Para o secretário municipal de Finanças, Planejamento e Controle Interno (Semef), Clécio Freire, o resultado reflete o compromisso da Prefeitura de Manaus com a responsabilidade fiscal e o planejamento estratégico.
“Os resultados demonstram o êxito do objetivo da gestão do prefeito David Almeida, de posicionar Manaus entre as melhores capitais em gestão fiscal. Isso fortalece a atração de investimentos e a execução de projetos que promovem o desenvolvimento social e de infraestrutura da cidade”, afirmou o secretário.

Destaques do desempenho
Manaus atingiu pontuação máxima (1,0000) em dois dos principais indicadores do IFGF: Autonomia, que mede a capacidade do município de gerar receitas próprias, e Investimentos, que avalia o volume de recursos aplicados em melhorias para a população.
Além disso, no quesito Gastos com Pessoal, a capital manteve a pontuação máxima (1,0000) em 2022, figurando em 1º lugar nacional, ao lado de outras 11 capitais.
O resultado reforça o equilíbrio fiscal da cidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos, fatores que sustentam o planejamento estratégico “Manaus Cidade Global”.
A publicação completa do ranking pode ser consultada no site da Firjan: firjan.com.br/ifgf/consulta-ao-indice

