O Manaus segue embalado no Campeonato Amazonense 2026. Na tarde deste domingo (18/01), o Gavião do Norte venceu o Manauara por 2 a 0, no estádio Carlos Zamith, e se manteve como a única equipe com 100% de aproveitamento na competição. Os gols da vitória esmeraldina foram marcados por David Luis, de pênalti, e Léo Bahia.
Com o resultado, o Manaus chegou aos seis pontos em dois jogos, assumiu a liderança do Grupo B e ultrapassou o Nacional, que havia empatado com o Amazonas na rodada. Já o Manauara, apesar do bom volume de jogo, caiu para a terceira colocação do Grupo A, empatado em pontos com o Itacoatiara, mas com saldo inferior.
A partida no Carlos Zamith foi um retrato clássico da máxima do futebol: quem não faz, leva. O Manauara começou melhor, pressionando desde os minutos iniciais e criando diversas oportunidades. Ao todo, o Robô finalizou 17 vezes, sendo sete no alvo, mas parou na falta de pontaria e na grande atuação do goleiro Eugênio.
O Manaus, por sua vez, adotou uma postura mais cautelosa, apostando nos contra-ataques. Aos 22 minutos do primeiro tempo, a estratégia deu resultado. Após saída rápida de bola, Tico recebeu em velocidade, entrou na área e foi derrubado por David Becker. Pênalti marcado. Na cobrança, David Luis bateu com precisão no canto direito e abriu o placar.
Mesmo em desvantagem, o Manauara manteve a pressão, mas seguiu errando no último passe. O Manaus se fechou bem defensivamente e levou a vantagem mínima para o intervalo.
Gol no fim confirma a vitória
No segundo tempo, o panorama da partida se repetiu: posse de bola e pressão do Manauara contra um Manaus bem postado, aguardando a chance de definir o confronto. Ela veio aos 38 minutos. Em rápido contra-ataque, Neko avançou pela direita e cruzou rasteiro para Léo Bahia, que dominou e finalizou com precisão para marcar o segundo gol esmeraldino.
Com o tento, Léo Bahia chegou ao segundo gol em duas partidas no Estadual, confirmando o bom início de campeonato.
O Manauara ainda tentou reagir nos minutos finais, criando boas chances, como em finalização de Gui Campana de fora da área, mas novamente Eugênio apareceu com grande defesa para garantir o placar.
Na próxima rodada, o Manauara enfrenta o Nacional, no sábado (24/01), às 15h30, na Arena da Amazônia. Já o Manaus terá pela frente o Amazonas no clássico conhecido como “Gavionça”, marcado para o mesmo dia, às 17h, novamente no estádio Carlos Zamith.

