O Amazonas FC conquistou o título do primeiro turno do Campeonato Amazonense Sicredi 2026 ao vencer o Nacional nos pênaltis por 5 a 3, após empate sem gols no tempo regulamentar. A decisão foi disputada neste domingo (08/02), na Arena da Amazônia, e garantiu à Onça-Pintada o troféu Rio Solimões.
A partida começou com maior iniciativa do Nacional. Aos 10 minutos, Rafa Marcos apareceu livre na área e cabeceou por cima do gol, desperdiçando boa chance para o Leão da Vila Municipal. A pressão inicial do Naça foi controlada pelo Amazonas, que passou a equilibrar as ações. Aos 40 minutos, Erick Varão arriscou de fora da área, exigindo boa defesa do goleiro Caio Alan.
No segundo tempo, o Amazonas teve mais posse de bola e buscou o ataque, principalmente na reta final. Aos 42 minutos, Silas cobrou falta com perigo e obrigou Renan a intervir. Já nos acréscimos, Erick Varão finalizou com força e Caio Alan fez grande defesa. Com o placar mantido em 0 a 0, a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, o Amazonas foi perfeito. Rafael Tavares, Ronaldo, Rafael Vitor, Jorge Jimenez e Vinícius Leite converteram todas as batidas. Pelo Nacional, Anderson Sales, Silas e Renan marcaram, mas Vitinho desperdiçou a quarta cobrança ao parar no goleiro Renan, que garantiu a vitória aurinegra por 5 a 3.
Destaque da final, o goleiro Renan foi eleito o Caboco do Jogo, premiação concedida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida.
Com o título do primeiro turno, o Amazonas FC assegurou vaga na final geral do Barezão Sicredi 2026, além de garantir participação na Copa do Brasil e na Copa Norte da próxima temporada. A equipe volta a campo na quinta-feira (12/02), às 20h, contra o Itacoatiara, no estádio Carlos Zamith, pelo segundo turno.
O Nacional enfrenta o São Raimundo na quarta-feira (11/02), às 20h30, na Arena da Amazônia.

