O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, compartilhou, neste sábado (17/1), uma reflexão sobre recomeços, perseverança e superação diante de adversidades. Em publicação nas redes sociais, ele relembrou a decisão de deixar a área técnica do Polo Industrial de Manaus (PIM) e a graduação em Engenharia Elétrica para iniciar uma nova trajetória no campo do Direito, mesmo sem vínculos ou redes de apoio no meio jurídico.
Segundo Tadeu, a transição representou um desafio pessoal e profissional, marcado pela ausência de referências familiares ou sociais na área jurídica. “Não era um universo familiar. Entrei na Universidade Federal do Amazonas sem nenhum parente jurista, sem relações sociais com o mundo do Direito, sem amigos advogados para auxiliar, para dar dicas ou emprestar um livro. Só tinha a certeza de que precisava construir outro caminho. E o Direito, de certa forma, me acolheu”, afirmou.
A publicação integra a série “Tadeu: Amazonense Raiz”, que aborda passagens marcantes de sua trajetória de vida. Nela, o vice-governador destaca que a mudança de rumo ocorreu em um período de forte crise econômica, em 1992, quando perdeu o emprego no Distrito Industrial, assim como milhares de trabalhadores do PIM.
“Voltei para casa com uma pergunta: o que eu faço agora? Eu tinha duas opções: me conformar ou recomeçar. Decidi recomeçar pelo Direito”, relatou. Em tom reflexivo, Tadeu ressaltou a importância da resiliência. “Amazonense raiz é assim: a gente não desiste. A vida pode até virar a mesa, mas não apaga a nossa vontade de continuar. A gente recomeça, com coragem no coração, fé em Deus e trabalho nas mãos.”
Origem e trajetória
Natural de Manacapuru, município localizado a 68 quilômetros de Manaus, Tadeu de Souza nasceu na capital amazonense devido à inexistência, à época, de estrutura adequada de saúde pública em sua cidade de origem para atendimento de gestações de risco.
Na primeira publicação da série, divulgada na semana anterior, o vice-governador relembrou a infância vivida na região do Baixo Solimões e destacou que a mudança da família para Manaus ocorreu em busca de melhores condições de vida.
Durante a adolescência, Tadeu ingressou na Fundação Matias Machline, onde iniciou sua formação técnica. A partir dessa experiência, conquistou o primeiro emprego no Polo Industrial de Manaus e foi aprovado para o curso de Engenharia Elétrica na antiga Universidade do Amazonas (Utam), atual Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).
Atualmente, Tadeu de Souza afirma que sua atuação no Executivo estadual é também uma forma de retribuir as oportunidades que recebeu ao longo da vida, reforçando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população amazonense.

