Começa nesta segunda-feira (7/07), o período de remanejamento de vagas dos programas Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e Bolsa Idiomas (PBI), promovidos pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). A segunda chamada oferece uma nova oportunidade para candidatos que não foram classificados nem eliminados na fase anterior.
Os interessados poderão disputar bolsas de 50% em cursos que ainda tenham vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelos portais oficiais até as 14h do dia 11 de julho: sgbp.manaus.am.gov.br/inscrição PBPG (Pós-Graduação) e sgbi.manaus.am.gov.br/inscrição PBI (Idiomas):
Na edição de 2025, o Bolsa Pós-Graduação disponibilizou 60.320 bolsas em 185 cursos de especialização lato sensu, todos na modalidade presencial. O programa é destinado a candidatos com comprovação de baixa renda, que não teriam condições de arcar com os custos da pós-graduação em instituições privadas de Manaus.
Já o Bolsa Idiomas ofertou 36.021 bolsas em cursos básicos de sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim. As aulas serão ministradas por 17 instituições particulares de ensino de idiomas credenciadas no programa.
Quem pode participar do remanejamento?
A fase de remanejamento é voltada exclusivamente para candidatos inscritos na primeira etapa que não foram classificados nem eliminados, mas que ainda têm interesse em uma bolsa de estudo, mesmo em cursos diferentes dos originalmente escolhidos.
As bolsas remanescentes são concedidas por ordem de inscrição e disponibilidade, e os candidatos devem ficar atentos às regras e prazos definidos pela Espi.
Foto: Arquivo Semad