O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acaba de dar a largada para um novo concurso público, que promete movimentar o cenário dos concurseiros em todo o estado. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (16/09), durante a 27ª Sessão Ordinária da Corte, em decisão aprovada pelo colegiado, sob a condução da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.
A proposta foi apresentada na fase de indicações e já coloca o tribunal em fase ativa de planejamento e organização do certame, que incluirá oportunidades em diversas áreas estratégicas da instituição.
O novo concurso contemplará, entre outros cargos, a vaga de procurador de contas no Ministério Público de Contas (MPC), em substituição ao cargo vago após o falecimento do procurador Ademir Carvalho Pinheiro. Atualmente, o MPC conta com nove membros em exercício, e a reposição é considerada fundamental para o pleno funcionamento do órgão.
Além disso, serão oferecidas vagas inéditas para os cargos de procurador jurídico e analista administrativo, criados recentemente por meio da Lei Complementar nº 277/2025, publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de agosto.
O novo cenário organizacional do TCE-AM também prevê vagas para o cargo de auditor de controle externo, reforçando o quadro técnico do tribunal.
Foto: Filipe Jazz/ Dicom TCE