O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpre nesta segunda-feira (13) uma agenda diplomática em Israel, com compromissos que incluem encontros políticos e um pronunciamento no parlamento israelense. A visita foi confirmada pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
De acordo com o cronograma oficial, Trump se encontrará com Netanyahu às 10h15 (horário local), no Knesset, sede do parlamento israelense, em Jerusalém. O encontro com o primeiro-ministro marcará o início da agenda no país.
Em seguida, às 10h45, ainda no Knesset, o presidente americano se reunirá com famílias de reféns. O gesto é visto como um sinal de apoio aos civis israelenses afetados por conflitos recentes e reforça a aliança entre Estados Unidos e Israel.
Às 11h (horário local), Trump discursará em uma sessão plenária do Knesset, ao lado de autoridades israelenses. Estão previstas falas também de Netanyahu, do presidente do parlamento israelense e do líder da oposição.
Segundo informações do gabinete de Netanyahu, Trump deve deixar Israel às 13h (9h no horário de Brasília), com destino ao Egito.
Próxima parada: Cúpula sobre Gaza no Egito
Após a visita a Israel, o presidente norte-americano seguirá viagem para o Egito, onde está programada sua participação em uma cúpula sobre a situação na Faixa de Gaza, ao lado do presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi. O desembarque no Cairo está previsto para as 13h45 (horário local).
A expectativa é de que Trump e el-Sisi copresidam o encontro, abordando soluções para a crise humanitária e os esforços de paz na região.

