O auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus, foi tomado por muita animação nesta quarta-feira (8/10), durante a abertura do “Viradão Saeb – Aulas E+ Show” 2025, promovido pela Prefeitura de Manaus. Cerca de 500 alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram, nos turnos da manhã e tarde, de uma programação repleta de atividades dinâmicas de Matemática e Língua Portuguesa, voltadas ao reforço da aprendizagem e à preparação para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Viradão Saeb segue com atividades nos dias 9, 13 e 14 de outubro (quinta, segunda e terça-feira), contemplando estudantes do 5º e 9º ano. A iniciativa deve mobilizar 35.975 alunos da rede municipal, sendo 22.664 do 5º ano, de 306 escolas, e 13.311 do 9º ano, de 141 unidades de ensino.

Além da programação presencial, as aulas serão transmitidas pelo canal oficial da Semed no YouTube, permitindo que estudantes de toda a rede participem do evento e reforcem seus conhecimentos de forma lúdica e colaborativa.
Pela manhã, participaram as turmas das escolas municipais José Carlos Martins Mestrinho, Professora Maria das Graças Andrade Vasconcelos, Ruth Costa, Madalena dos Santos, Ricardo Parente, Manoel Francisco Garcia e Esther. À tarde é a vez dos estudantes das unidades Maria Rufina de Almeida, Deputado Ulisses Guimarães, Antônio Moraes, Rui Barbosa Lima, Nossa Senhora do Rosário e Monte Horebe. Todos se envolveram nos aulões de Língua Portuguesa e Matemática no formato de game show, com quiz, desafios, música e muitas premiações.
O clima foi de total envolvimento, os estudantes vibraram, cantaram, torceram e mostraram que aprender também pode ser divertido. A proposta do viradão é justamente transformar o estudo em um momento leve e motivador, reforçando os conteúdos de forma criativa antes da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, conversou com os alunos e destacou a dedicação de todos os servidores da Semed na preparação para o Saeb.
“Criançada, que alegria estar aqui com vocês. O Saeb que se cuide, porque estamos muito preparados. Ver todos tão dedicados mostra que aprendemos juntos e que ninguém precisa ter medo da prova. Crescemos, nos apoiamos e aprendemos coletivamente”, afirmou Júnior Mar, que também ministra dicas de Língua Portuguesa no projeto 6º Tempo.
Marvyson Darley, conhecido como “Professor Carequinha”, comandou um aulão de Matemática, cheia de energia e interação. “Meu objetivo é que eles aprendam se divertindo e participando ativamente. Cada desafio é uma oportunidade de fixar o conteúdo e se preparar para a prova de maneira leve e animada”, afirmou o professor, incentivando a participação de todos.
Reinaldo Ferreira, professor na escola municipal Professor José Carlos Martins Mestrinho, ressaltou que o “Viradão Saeb” é um momento de celebração e reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

“O ‘Viradão Saeb’ é um momento de coroar o esforço de alunos e professores. Ver nossos estudantes empolgados, participando e aprendendo com alegria é muito gratificante. Nossa escola teve a honra de representar Manaus em Brasília, o que mostra que o trabalho em equipe, o apoio das famílias e o comprometimento dos professores fazem toda a diferença”, afirmou.
Vinícius Ferreira, de 11 anos, da escola Ruth Costa, participou do evento pela primeira vez e falou com entusiasmo sobre a experiência.
“Estou muito feliz de participar do viradão. É a primeira vez que faço algo assim e adorei cada momento. Os professores estão nos ajudando muito, as atividades são divertidas e me fazem sentir mais confiante. Estou preparado para fazer a prova e espero mostrar tudo que aprendi este ano. Foi incrível poder estar aqui e sentir essa energia junto com todos os colegas”, concluiu.