A partir desta terça-feira (2), entra em vigor uma nova regra para a concessão de vistos americanos de não imigração, como o de turismo. Agora, até mesmo solicitantes menores de 14 anos e maiores de 79 anos terão que passar por entrevista presencial nos consulados e embaixadas dos Estados Unidos. Até então, pessoas nessas faixas etárias costumavam ser dispensadas da etapa presencial.
Essa mudança afeta cidadãos de todos os países que precisam de visto para entrar nos EUA, incluindo os brasileiros. O anúncio foi feito pelo Departamento de Estado dos EUA no mês passado e reforçado, em agosto, pela Embaixada dos EUA no Brasil, por meio da rede social X.
Apesar da alteração, algumas categorias seguem isentas da exigência. Entre elas: solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais; candidatos de vistos A-1, A-2, C-3 (exceto empregados domésticos), G-1, G-2, G-3, G-4, NATO-1 a NATO-6 ou TECRO E-1, geralmente vinculados a organismos internacionais e militares; pessoas que vão renovar o visto B-1, B-2 ou B-1/B-2 (turismo/negócios de curta duração), desde que o visto anterior ainda esteja válido ou tenha expirado há menos de 12 meses.
Vale destacar que ainda estão livres as pessoas que tinham pelo menos 18 anos quando o visto anterior foi emitido e quem fez aplicação no país de nacionalidade ou residência; e também quem nunca teve recusa de visto. Por fim, um detalhe importante, não deve haver inelegibilidade aparente ou potencial durante processo do pedido de visto.
E olha só, mesmo dentro das exceções, o consulado ou embaixada pode exigir a entrevista presencial se julgar necessário. A medida faz parte dos esforços do governo americano para reforçar a segurança e padronizar os processos de concessão de vistos em todo o mundo.