A Prefeitura de Manaus registrou um aumento de 19,5% no volume de atendimentos realizados pelo sistema de licenciamento urbano no acumulado do primeiro semestre de 2025. Os dados são do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que contabilizou, entre janeiro e junho deste ano, um total de 32.676 serviços, frente aos 22.098 atendimentos realizados no mesmo período de 2024.
Somando os atendimentos desde janeiro de 2021 até junho deste ano, o Implurb alcançou a marca de 242. 733 serviços prestados à população. Apenas em junho, foram registrados 5.703 atendimentos, o que representa um crescimento de 8,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram registrados 5.243 serviços.
Entre os atendimentos deste ano, destacam-se: 3.139 e-mails respondidos, 741 ligações atendidas, 631 processos formalizados e 1.219 atendimentos presenciais.
Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, os avanços são resultado da melhoria contínua nos sistemas e nos processos internos da autarquia. “Estamos continuamente melhorando os sistemas e serviços prestados ao cidadão, reforçando a eficiência nos indicadores de gestão e processos internos, para dar celeridade a projetos e processos de licenciamento urbano, diariamente”, destacou Valente.
Todos os serviços e solicitações são processados pela Gerência de Atendimentos (Geat), com funcionamento de segunda a sexta-feira, em dias úteis. A autarquia está implementando medidas para otimizar os processos, e muitos serviços em breve estarão disponíveis de forma on-line, podendo ser emitidos diretamente pelos requerentes em plataformas autônomas.
Atualmente, pedidos como Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, Habite-se, desmembramentos e outros, são formalizados via e-mail. As solicitações devem ser enviadas para o endereço: respostaimplurb@outlook.com
Requerente
Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia. O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
Na página do Instituto, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
A Gerência de Atendimento da Pasta tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30; outros dois números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que estes canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.
Foto: Maxwell Oliveira/Implurb