A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins será empossada, na próxima segunda-feira (1º/12), para um inédito terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A cerimônia, que ocorrerá no auditório da Corte e reunirá autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de servidores, familiares e convidados, marca um feito histórico: é a primeira vez que um conselheiro comandará o Tribunal por três gestões.
Primeira mulher a presidir o TCE-AM e também a ser reconduzida ao cargo, Yara Amazônia Lins fortalece uma trajetória que ultrapassa sua própria biografia, ampliando a presença feminina em posições de liderança na administração pública. O momento ganha ainda mais relevância por coincidir com seus 50 anos de atuação no Tribunal, trajetória iniciada em 1975, quando ingressou como taquígrafa e, ao longo das décadas, ascendeu tecnicamente até chegar ao posto máximo da instituição.
Durante o evento, também será apresentado o novo corpo diretivo eleito para o biênio 2026-2027. O colegiado definiu o conselheiro Josué Cláudio Neto como vice-presidente; Luis Fabian Barbosa como corregedor; Mario de Mello na Ouvidoria; e o conselheiro Júlio Pinheiro à frente da Escola de Contas Públicas (ECP), que ele comandará pela terceira vez.
Ao retomar a presidência, Yara Amazônia Lins dará continuidade às ações de modernização administrativa, fortalecimento do quadro técnico e expansão das atividades pedagógicas voltadas à orientação de gestores públicos.


