Produtores rurais de diferentes municípios do Amazonas participaram de um Dia de Campo voltado ao fortalecimento da piscicultura no estado. A programação do Programa Agronorte, promovida pelo Senar Amazonas, reuniu cerca de 300 participantes em uma propriedade rural de Iranduba.
O encontro ocorreu na Propriedade 3 Irmãos, no Ramal do 13, referência na criação de tambaqui, com 12 tanques ativos e produção de frutas como limão, mamão e banana.
Com o tema “Gestão integrada da qualidade da água e sanidade em sistemas de piscicultura”, a atividade, realizada na última sexta-feira (19/06), apresentou técnicas para melhorar a produtividade, prevenir problemas e tornar a criação de peixes mais sustentável.
A programação contou com palestras sobre licenciamento ambiental, qualidade da água, produção de peixes nativos e prevenção de impactos climáticos. Os participantes também receberam orientações sobre saúde no campo, com serviços como aferição de pressão e glicemia.
Produtores de Iranduba, Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Rio Preto da Eva participaram da ação, que reuniu técnicos, estudantes e profissionais ligados ao setor.
Para o presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço, a iniciativa busca aproximar conhecimento e prática no campo.
“Estamos oportunizando capacitação contínua aos produtores rurais, difundindo as tecnologias mais atuais das cadeias produtivas do nosso estado”, afirmou.
A superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves, destacou que o objetivo é levar conhecimento e apoio para que o produtor tenha mais eficiência na produção.
“É o Senar agindo em campo, trazendo programas e tecnologias para contribuir com a produção rural e com a qualidade de vida das famílias”, disse.
O proprietário da área onde ocorreu o evento, Antônio Macena, ressaltou o potencial da piscicultura no Amazonas.
“Estamos em um estado com grande potencial e é importante aproximar os produtores das novas tecnologias”, afirmou.


