O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (11), um pacote de investimentos de R$ 4,64 bilhões destinado à ampliação e modernização de 11 aeroportos distribuídos em quatro estados do país. A iniciativa integra a estratégia do governo federal para fortalecer a infraestrutura aeroportuária e ampliar a conectividade regional.
Segundo informações do Palácio do Planalto, os aeroportos contemplados são Congonhas, em São Paulo; Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá, em Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Carajás e Altamira, no Pará; além de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais.
A previsão do governo federal é que a implantação do projeto, que conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gere mais de dois mil empregos diretos e indiretos ao longo das obras.
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos destacou que o objetivo principal dos investimentos é ampliar a capacidade operacional dos terminais, com destaque para o aeroporto de Congonhas. Com as intervenções previstas, o terminal paulista deverá passar de uma capacidade anual de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros. “Os investimentos também contemplam aeroportos nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, conectando áreas produtivas do interior aos grandes centros urbanos e fortalecendo o desenvolvimento regional”, informou o ministério.


