Os preparativos para a tradicional Romaria das Águas já estão a todo vapor em Manaus. No próximo domingo (13/07), a peregrinação em homenagem a Nossa Senhora do Carmo parte da capital amazonense com destino a Parintins, reunindo centenas de romeiros, artistas, devotos e missionários para celebrar a fé, a cultura e a tradição.
Com o tema “Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia”, a imagem da padroeira está sendo confeccionada por artistas locais, entre integrantes dos bois Caprichoso e Garantido. “Estamos em ritmo acelerado para concluir a escultura e organizar uma programação intensa para esta semana”, destacou Thyago Lima, um dos organizadores do evento.
A peregrinação fluvial acontecerá entre os dias 13 e 14 de julho, em um percurso que promete emocionar pela beleza natural e espiritual da região amazônica. As vagas para participar são limitadas, e as passagens já podem ser adquiridas pelos telefones (92) 99477-4269 e (92) 99172-4988.
Homenagem ao fundador Juarez Lima
Em sua 16ª edição, a Romaria das Águas celebra também o legado de seu idealizador, o artista Juarez Lima, conhecido por sua participação no Festival Folclórico de Parintins. Criada em 2009 como uma promessa pela recuperação do mestre Jair Mendes, a peregrinação sai pela quinta vez de Manaus para Parintins, mas será a primeira realizada sem a presença de Juarez.
Juarez Lima faleceu em 22 de novembro de 2024, na cidade de Sankt Pölten, Áustria, vítima de complicações decorrentes de um AVC. A edição deste ano presta uma homenagem especial não só à padroeira da Amazônia, mas também ao homem que deu vida a esta bela tradição.
Foto: Divulgação