A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abriu as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Letras e Artes, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA). O prazo para inscrição vai até às 23h59 do dia 31 de outubro, no horário de Manaus.
O curso integra o projeto “Mestre Qualificado”, uma iniciativa do programa Educa+Amazonas, voltada à valorização profissional dos educadores por meio da qualificação acadêmica. Professores e pedagogos da rede pública estadual podem concorrer a cinco vagas exclusivas entre as 25 oferecidas no processo seletivo.
Os candidatos podem escolher entre três linhas de pesquisa: Arquivo, memória e interpretação; Linguagem, discurso e práticas sociais; Teoria, crítica e processos de criação.
A seleção será realizada em quatro etapas, todas presenciais em Manaus: Análise do projeto de pesquisa;
Prova escrita de conhecimento específico; Entrevista individual; Prova de proficiência em língua estrangeira
O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro, e o período de matrícula ocorrerá entre 15 e 16 de dezembro.
Acesse o edital completo pelo link: https://shre.ink/o0G2
Incentivo com afastamento remunerado
Um dos diferenciais do convênio (nº 22/2022) firmado entre UEA e Secretaria de Educação é a garantia de afastamento remunerado para os professores e pedagogos selecionados. De acordo com Darle Teixeira, gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional da Secretaria, o objetivo é permitir que o servidor se dedique integralmente à formação. “O diferencial desse termo é que o professor terá o afastamento garantido com salário e vantagens, o que permite uma dedicação exclusiva aos estudos e um retorno à sala de aula com um novo olhar: o olhar do pesquisador”, explicou.
A ação representa mais uma etapa no esforço do Governo do Amazonas para elevar a qualidade da educação, capacitando professores para atuarem com base na pesquisa e inovação pedagógica.
O programa já ofertou 50 vagas para mestrados nas áreas de Ciências Humanas e Educação, com foco em educadores de Manaus e do interior, como o município de Tefé.

