O resultado preliminar da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) já está disponível para consulta. As notas dos candidatos aprovados para a segunda fase foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União.
A consulta individual ao resultado preliminar e ao espelho de correção da prova discursiva pode ser feita em link específico no site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
A prova discursiva foi aplicada somente aos candidatos aprovados na prova objetiva, primeira etapa do concurso, que atingiram a pontuação mínima exigida para avançar à segunda fase. Para os cargos de nível superior, a avaliação foi composta por duas questões, com valor de 22,5 pontos cada, totalizando até 45 pontos. Já para os cargos de nível intermediário, a prova consistiu em uma redação dissertativo-argumentativa, com pontuação máxima de 30 pontos.
Conforme o edital, a nota final não foi arredondada, sendo desconsideradas as frações inferiores ao centésimo. Candidatos que obtiveram nota zero na prova discursiva serão eliminados do concurso.
Recursos
Os candidatos que desejarem contestar a nota preliminar poderão interpor recurso a partir de 0h desta segunda-feira (26). O prazo para envio termina às 23h59 de terça-feira (27), no horário de Brasília. Os pedidos de revisão devem ser feitos exclusivamente pela área do candidato, com login e senha da plataforma Gov.br.
O resultado dos recursos e a divulgação do resultado definitivo da prova discursiva estão previstos para o dia 18 de fevereiro.
Sobre o CNU 2025
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), dos mais de 42 mil candidatos aprovados na primeira fase e habilitados para a prova discursiva, cerca de 8,5 mil não compareceram ao segundo dia de provas, realizado em 7 de dezembro, o que representa uma abstenção aproximada de 17%.
A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. Do total de vagas, 2.480 são de preenchimento imediato, enquanto outras 1.172 serão destinadas ao provimento no curto prazo, após a homologação do resultado final.
Fonte: Agência Brasil

