O Ministério das Relações Exteriores abriu inscrições para o concurso público de ingresso na carreira de diplomata. São 60 vagas para o cargo de terceiro-secretário, porta de entrada da diplomacia brasileira, com salário inicial de R$ 22.558,56.
As inscrições seguem até as 18h do dia 25 de fevereiro, pelo site do Cebraspe, banca organizadora da seleção. A taxa de participação é de R$ 229. Para concorrer, é exigido diploma de curso superior em qualquer área.
Os aprovados serão convocados conforme a ordem de classificação e deverão frequentar o curso de formação do Instituto Rio Branco (IRBr), etapa obrigatória para a confirmação na carreira do Serviço Exterior Brasileiro.
Vagas reservadas
Do total de oportunidades:
15 são destinadas a pessoas pretas e pardas
3 a pessoas com deficiência
2 a pessoas indígenas
1 a pessoas quilombolas
Como será a seleção
O concurso é dividido em duas fases
Primeira fase: prova objetiva em 29 de março, com questões de certo ou errado sobre língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, inglês, política internacional, economia e direito.
Segunda fase: provas escritas aplicadas em quatro dias (25 e 26 de abril; 2 e 3 de maio), envolvendo português, inglês, história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito e um idioma adicional (espanhol ou francês).
A primeira etapa será realizada em todas as capitais e no Distrito Federal. A segunda ocorrerá nas mesmas cidades, caso haja candidatos aprovados. O edital também prevê convocação adicional de até 126 candidatas para a segunda fase, como medida de promoção da equidade de gênero.
Carreira diplomática
O diplomata atua na representação do Brasil no exterior, em atividades de negociação, informação, proteção de interesses nacionais e serviços consulares. A carreira exige disponibilidade para servir fora do país, discrição, preparo técnico, disciplina e capacidade de lidar com situações complexas.
Principais datas
Inscrições: 4 a 25 de fevereiro
Prova objetiva: 29 de março
Provas escritas: 25 e 26 de abril; 2 e 3 de maio
Resultado final das provas escritas: 3 de junho
Homologação do concurso: 1º de julho

