O município de Parintins está sendo representado na Feira Internacional dos Agentes Brasileiros de Viagens (ABAV Expo 2025), que ocorre de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. A participação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Parintins e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), com o objetivo de atrair novos investimentos e valorizar o turismo local.
O prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves destacam que o fortalecimento do turismo é essencial para a qualidade de vida da população e a geração de emprego e renda no município.
A ABAV Expo 2025 é um dos maiores eventos do setor turístico da América Latina, reunindo os principais agentes de viagens, operadoras e destinos nacionais e internacionais. A feira é reconhecida como uma importante vitrine para novos negócios, parcerias, capacitações e lançamento de produtos turísticos, com a participação de mais de 2 mil marcas expositoras nesta edição.
De acordo com a secretária municipal de Turismo e Eventos, Karla Viana, a presença de Parintins reforça o potencial do município como destino turístico estratégico.
“Parintins é um importante destino que precisa ser promovido em eventos que destacam o turismo no Brasil e no mundo. Além do Festival Folclórico, a cidade oferece turismo de natureza e uma agenda de eventos ao longo do ano, que merecem ser conhecidos por operadores e agências de viagem”, afirmou.
A participação de Parintins na ABAV Expo 2025 evidencia o compromisso da gestão municipal em diversificar e consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social no Baixo Amazonas.
Programação
O evento começa às 10h desta quarta-feira (8), com a cerimônia de abertura do Anfiteatro Riocentro. Em seguida, é liberada as visitas aos expositores da feira. A primeira noite encerra com Show de bandas locais. No dia 9 e 10 de outubro a programação segue com as exposições de 13h as 20h.
A Prefeitura de Parintins pretende levar os bois Garantido e Caprichoso para abrilhantarem ainda mais as apresentações no expositor da cidade, além de levar lembranças como a revista do munícipio, pen drives com vídeos e mapas da cidade e doces feitos de frutas típicas da região.