Os órgãos ambientais do Amazonas vão voltar a realizar concurso público após quase duas décadas. O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (10/10), a abertura de 296 vagas distribuídas entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Os editais devem ser publicados até dezembro deste ano.
Segundo o governador, serão 140 vagas para o Ipaam e 156 para a Sema. “Já autorizei o concurso do Ipaam e da Secretaria de Meio Ambiente. O edital com as regras deve ser lançado até o final deste ano”, afirmou.
Os cargos e salários ainda não foram detalhados e serão divulgados com a publicação do edital.
Reforço no combate ambiental.
Durante o anúncio, Wilson Lima também destacou os resultados no enfrentamento às queimadas no estado. Ele ressaltou que o Amazonas registrou, em setembro, o menor número de focos de calor dos últimos 23 anos.”Se comparado com o mesmo período do ano passado, de janeiro a setembro deste ano, a redução foi de 85,16% em relação a 2024. É resultado do trabalho integrado das nossas secretarias, institutos e empresas”, afirmou.
Apesar da queda expressiva, o governador garantiu continuidade nas ações de monitoramento e prevenção. “Estou muito feliz com esses números, mas é claro que a gente vai continuar trabalhando para reduzir cada vez mais”, completou.
Foto: Foto: Alex Pazuello

