A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou uma nova fase da Operação Águia – Ação Lança no Centro de Manaus, com reforço do policiamento montado. A ação conta com 30 cavalos do Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), que atuam de forma integrada com a 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável pelo policiamento da área.
O objetivo é intensificar o combate à criminalidade em pontos estratégicos da capital, especialmente nas regiões de maior circulação de pessoas e atividade comercial.
Segundo o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima, a presença da cavalaria é um diferencial da operação. “O policiamento montado proporciona maior campo de visão aos policiais, amplia a capacidade de observação e prevenção de ações criminosas, além de reforçar o caráter ostensivo da atuação no Centro da cidade”, destacou.
Ainda de acordo com o coronel, as ações desenvolvidas ao longo de 2025 contribuíram para a redução dos índices de criminalidade na área central. Ele atribui os resultados ao trabalho contínuo da corporação, sob o comando do coronel Marcos Klinger.
O comandante da 24ª Cicom, major PM Vitor Moraes, explicou que a operação faz parte do policiamento de rotina, com foco em áreas comerciais e pontos estratégicos. As equipes realizam abordagens, ações preventivas e o cumprimento de mandados de prisão em aberto. “Estamos integrando essa operação com a Cavalaria, considerando que já foi iniciada no Centro a Operação Carnaval. Recebemos reforço de mais de 200 alunos soldados para o policiamento a pé e atendimento de ocorrências. Agora, com o apoio do CPE, ampliamos a atuação nas áreas comerciais, nos portos e nas feiras”, afirmou o major.
Denúncias
A PMAM orienta a população a acionar imediatamente a polícia ao presenciar ou ter conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque 190. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

