O Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite em crianças. A mudança passa a valer a partir de 3 de agosto e será feita exclusivamente com a vacina injetável.
Com o novo esquema, as crianças receberão cinco doses da vacina inativada contra a pólio: três doses iniciais aos 2, 4 e 6 meses de idade, além dos reforços aos 15 meses e aos 4 anos.
A alteração retoma o modelo utilizado até 2024, quando o segundo reforço era aplicado com a vacina oral, conhecida como “gotinha”. A mudança ocorre após avaliação técnica do Ministério da Saúde, que passou a recomendar apenas a versão injetável.
Segundo especialistas, as doses de reforço são importantes para manter a proteção elevada ao longo dos anos e reduzir riscos diante da circulação do vírus em alguns países.
Todas as crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal devem procurar uma unidade de saúde para avaliação e atualização das doses necessárias.
O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e recebeu, em 1994, o certificado de área livre da circulação do vírus. Apesar disso, a vacinação continua sendo essencial para evitar o retorno da doença, que pode causar paralisia e até morte.

